A Guarda Municipal de Ceará-Mirim, vai participar de cursos de capacitação para a Copa de 2014, ministrados pela Secretaria Nacional de Segurança Pública-SENASP.
O anúncio foi feito neste final de semana pelo secretário de Defesa Social do município, Luciano Morais da Silva.
Segundo ele, no último dia 16 de janeiro, a Secretaria de Defesa Social foi informada pela equipe de trabalho do Projeto de Capacitação para a Copa do Mundo de 2014, que a SENASP estava disponibilizando para a GM de Ceará-Mirim, um total de 26 vagas para os cursos de Educação à Distância-EAD, no módulo “Academia”, com o intuito de preparar o efetivo para atuar no maior evento esportivo do mundo que acontecerá no Brasil em junho/julho de 2014.
Essa confirmação, faz parte da execução das ações planejadas no “I Encontro Técnico de Gestores de Educação das Guardas Municipais”, para as ações de capacitação para o mundial de 2014, que aconteceu dias 22 e 23 de novembro passado em Brasília, e que contou com uma representação da Guarda Municipal de Ceará-Mirim.
Vale salientar que a GM de Ceará-Mirim, é uma das três instituições do Rio Grande do Norte contempladas com o projeto.
O evento em Brasília, teve a finalidade de estabelecer a malha curricular das referidas ações, direcionadas às Guardas Municipais que estarão envolvidas no evento, no qual foram abordados os assuntos referentes a capacitação, visando a homogeneização dos procedimentos de atuação.
A princípio, os cursos serão na modalidade à distância, seguido posteriormente dos cursos presenciais, onde a Guarda Municipal de Ceará-Mirim terá a oportunidade de formar seu próprio corpo de instruções, multiplicadores e especialistas, os quais irão atuar na capacitação dos demais integrantes da GMCM.
Ao final da capacitação, os profissionais receberão o “CERTIFICADO COPA”, a partir do qual, estarão aptos a atuar no grande evento esportivo de 2014.
“Ficamos muito lisonjeados, porque, dentre os municípios do estado que têm Guardas Municipais, somos um dos três contemplados com o projeto, que nos proporciona interagir com o Ministério da Justiça, através da SENASP, e isso é fruto do fortalecimento de um trabalho que vem sendo realizado em nosso município pela Secretaria de Defesa Social, através do nosso braço operacionalizador que é a Guarda Municipal”, destaca o secretário de defesa social do município, Luciano Morais da Silva.
O secretário acrescenta ainda, que neste dia 25/01, a Secretaria de Defesa Social se reunirá com todo efetivo da Guarda Municipal para socializar as informações e traçar as metas a serem executadas, no intuito de cumprir as orientações advindas do Ministério da Justiça – SENASP/DEPAID.
O ciclo terá início no dia 28 de fevereiro, com cursos de 40 e 60 horas/aula, respectivamente.
A grade curricular é estendida também às demais instituições de segurança pública e visa integrar a formação dos seus agentes para atuarem dentro e fora de suas instituições.
CONFIRA A RELAÇÃO DOS CURSOS OFERECIDOS ÀS GUARDAS
- Introdução à Inteligência
- Aspectos Jurídicos de Abordagem Policial
- Sistema de Comando de Incidentes-SCI
- Técnicas e Tecnologias não Letais
- Enfrentamento da Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes
- Filosofia de Direitos Humanos Aplicada à Atuação Policial
- Emergência Pré-Hospitalar 1 e 2
- Inglês 1 e 2
- Libras
- Uso Diferenciado da Força
- Entre outros
( Fonte Jorge Moreira)


0 comentários